Páginas

sábado, 14 de julho de 2012

VII Demônios. vol. 2: Gula, Belzebu

Belzebu, termo hebraico, uma das formas do deus Baal – divindade adorada em muitas comunidades antigas especialmente entre os cananeus que o veneravam como deus da fertilidade. Na Bíblia o nome é dado aos falsos deuses.
Tornou-se anátema para os israelitas no século IX a.C. , quando Jezebel tentou introduzir o culto fenício de Baal em oposição às tradições locais – no Novo Testamento é identificado como o príncipe dos demônios.
Baal-zebub significa Senhor das Moscas, é um nome depreciativo que deu origem à forma Belzebu. No Extremo Oriente a mosca era símbolo da alma imaterial que vagueia incansavelmente. Mas geralmente era relacionada com doença, morte e diabo. Era muito difundida a ideia de que os demônios da doença ameaçavam os homens sob a forma de moscas. O diabo-chefe mencionado na Bíblia, que muitas vezes é representado como mosca, é a perversão da divindade cananéia. É importante na crença popular, sobretudo em palavras mágicas. Na mitologia persa o princípio do mal penetra no mundo como mosca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário