Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Texto da coluna no jornal Correio do Povo de Oscar Bessi Filho sobre o blog Revolução da Leitura.

"Oscar Bessi Filho

O direito de acreditar

Devia estar entre as garantias fundamentais da Constituição. O direito de ficar bobo. De saborear a felicidade improvável no bailar de pequenas e imensas coisas. Confesso, não sei se lido bem com isto. Minha praia é a dor alheia, que também se torna minha. Porém, na abertura da 14 Feira do Livro de São Sebastião do Caí, o combate de todos os dias fez uma pausa para apreciar possibilidades. E senti uma dor diferente no peito. Gostosa. Feliz.

Tá, o peso de ser colunista do Correio do Povo me deixa sem graça. É estar em todos os recantos deste Estado, no jornal mais afinado, histórica e emocionalmente, com nosso jeito de ser e pensar. E encontro leitores anônimos, citando textos que nem lembro mais. Fico paralisado com as palavras empolgadas do prefeito Darci Lauermann, parceiro de empreitadas difíceis no combate à violência. O comandante regional da BM no Vale do Caí, Coronel Edar Borges, também escritor, prestigia a abertura com seu time de oficiais superiores - tenentes-coronéis Cirne e Renato, major Aguiar e meu antigo companheiro de saudosas lutas no 11 BPM, na zona Norte da capital: o tenente-coronel Arlindo Rego. Sim, fico bobo. Sou um mero capitão. E do modelo antigo. Sem muito valor de mercado. Mas há, ainda, o sorriso satisfeito dos soldados, dos amigos da Guarda Municipal, dos conselheiros telares, de professores e estudantes. É. Fico bobo.

Vem, de Porto Alegre, o Alcir Nicolau, com seus maravilhosos livros infantis e suas deliciosas provocações a gremistas e colorados que fazem sucesso na Feira de Porto Alegre, pela Editora Alcance. Com seu abraço que toca coração com coração e emociona. Como o amigo Luiz Américo Aldana, músico, poeta e compositor, e o poeta montenegrino Carlos Leser, de versos plenos de filosofia e intensidade, e Leonardo Semeria, brasiguaio das lutas contra as drogas e que lê pela primeira vez seus poemas em público. A escritora Vera Padilha não resiste e aparece, oferecendo textos.
Conheço o jovem Cesar, leitor e estudante da escola caiense Felipe Camarão, que toca o blog Revolução da Leitura - revolucaodaleitura.blogspot.com. Eu? Bobo ao cubo.

Semana passada, a coluna sobre o caso da menina de Gravataí me rendeu centenas de e-mails surpreendentes. Brados de desesperança pedindo ação. E é quando vejo o que vi na Feira do Livro de São Sebastião do Caí, quando vejo estudantes como Cesar e personalidades valorizando o conhecimento, a educação e o caminho da transformação possível através da leitura, aí me reservo um outro direito. Não só o de ficar bobo. Ou de deixar o sonho comandar um pouco a batalha. Na semana dos 174 anos da Brigada Militar e do Dia do Conselheiro Tutelar, eu me permito o direito - fundamental - de acreditar."

Meus sinceros agradecimentos Oscar, e parabéns pelas reportagens, que estão excelentes, nunca soube de suas colunas, mas agora li todas. Parabéns pelo grande trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário